Perguntas frequentes

Carregando...

CÂMARA DE CURIÚVA Contraste Tamanho do texto Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet
  • Acessibilidade Clique para habilitar
  • V-Libras Clique para habilitar
  • LGPD Termo de Privacidade
 
VOLTAR
Páginas percorridas:Perguntas frequentes
Última Atualização: 28/03/2024 Responsável:
  • As sessões plenárias são públicas?

    Sim. As sessões são públicas e o povo tem o direito de assistir a discussão e votação das leis. Não será lícito impedir ou dificultar, por qualquer meio, o livre acesso do cidadão ao recinto dos debates, na parte reservada ao público. Exceto nos casos de interesse da segurança e decoro parlamentar, quando serão secretas.

  • Como é composta a Mesa Diretora e qual a duração do mandato?

    A Mesa é composta pelo Presidente, Vice-Presidente, 1° (primeiro) e 2º (segundo) Secretários. Ela é eleita com os votos dos vereadores e o mandato é de dois anos, não podendo ser reeleita ou prolongada a sua atuação. Na mesma legislatura (no mesmo mandato de 4 anos).

    ​​​​​​​Clique aqui para conhecer os membros da mesa diretora

  • Como é feita a composição das Comissões Permanentes?

    A composição das Comissões Permanentes é feita no início de cada sessão legislativa, por eleição do Plenário, ou por escolha do Presidente, com base na indicação dos líderes de bancadas.

    clique aqui para conhecer as comissões e seus membros

  • Como pode ser feita a votação?

    A votação pode ser feita simbólica, nominalmente ou por escrutíneo secreto. Simbólica é aquela realizada mediante certos gestos característicos, procedendo-se, em seguida, à contagem e proclamação do resultado. Usualmente, os Regimentos Internos prevêem que os vereadores favoráveis à propositura permaneçam como estão, e os contrários levantem-se. A votação nominal é aquela em que os vereadores, ao serem chamados respondem “sim” ou “aprovo” quando favoráveis e “não” ou “reprovo” quando contrários à propositura. A votação por escrutíneo secreto será realizada mediante cédula impressa, recolhida em uma urna, e somente será realizada nos casos previstos na lei Orgânica do Município. Exemplo: Apreciação do veto.

  • Como são constituídas as Comissões Temporárias?

    São constituídas por Resolução do Plenário e integradas por vereadores em exercício, com duração limitada e finalidades específicas. Servem para elaborar algum estudo ou apurar alguma denúncia.

Dados da Câmara
77.774.602/0001-20
Endereço
AV PREFEITO JOAQUIM CARNEIRO,599 - CENTRO
Horário de Atendimento
Segunda-feira: das 7:30 as 16:30 Terça a sexta-feira: das 7:30 as 14:00
Contatos
camara.curiuva@yahoo.com.br
(43) 3545-1334/ (43) 3545-1530
 
CÂMARA DE CURIÚVA